1
ERA Sedekias de idade de vinte e hum annos, quando começou a reinar, e reinou onze annos em Jerusalem: e o nome de sua mai era Hamutal, filha de Jeremias, de Libna.
2
E fez o que mal era em os olhos de Jehovah: conforme a tudo o que fizéra Joiakim.
3
Porque succedeo por causa da ira de Jehovah contra Jerusalem e Juda, até que elle os lançou de diante de sua face, que rebellou Sedekias contra o Rei de Babylonia.
4
E aconteceo no anno nono de seu reinado, no mez decimo, aos dez do mez, <em>que</em> veio Nebucadnezar, Rei de Babylonia, contra Jerusalem, elle e todo seu exercito, e se pusérão em campo contra ella: e levantarão contra ella tranqueiras ao redor.
5
Assim a cidade veio a estar de cerco, até o anno onzeno do Rei Sedekias.
6
No mez quarto aos nove do mez, quando já a fome prevaleceo na cidade; e o povo da terra não tinha pão:
7
Então a cidade foi arrombada, e todos os homens de guerra fugirão, e se sahirão da cidade de noite, pelo caminho da porta entre os dous muros, que estavão junto ao jardim do Rei; (porque os Chaldeos estavão contra a cidade do redor:) e forão-se <em>pelo</em> caminho da campina.
8
Porem o exercito dos Chaldeos seguio ao Rei, e alcançárão a Sedekias nas campinas de Jericho: e todo seu exercito se espargio delle.
9
E prendérão ao Rei, e o fizérão subir ao Rei de Babylonia, a Ribla na terra de Hamath: o qual pronunciou juizos contra elle.
10
E o Rei de Babylonia degolou aos filhos de Sedekias perante seus olhos: e tambem degolou a todos os Principes de Juda em Ribla.
11
E cegou os olhos a Sedekias: e o atou com duas cadeas de bronze; e o Rei de Babylonia o levou a Babylonia, e o poz na casa do carcere, até o dia de sua morte.
12
E no mez quinto, aos dez do mez (este anno era o anno dez e nove do Rei Nebucadnezar, Rei de Babylonia) veio Nebuzaradan, capitão dosda guarda, <em>que</em> assistia perante a face do Rei de Babylonia, a Jerusalem.
13
E queimou a casa de Jehovah, e a casa do Rei: e tambem a todas as casas de Jerusalem, e todas as casas dos grandes queimou a fogo.
14
E Todo o exercito dos Chaldeos, que estava com o capitão dos da guarda, derribou a todos os muros de Jerusalem ao redor.
15
E dos mais pobres do povo, e ao de mais do povo, que deixárão ficar na cidade, e aos rebeldes que se acolhérão ao Rei de Babylonia, e ao resto da multidão, Nebuzaradan capitão dos da guarda levou presos.
16
Mas dos mais pobres da terra deixou Nebuzaradan capitão dos da guarda ficar <em>a alguns</em> para vinheiros, e para lavradores.
17
Quebrárão mais os Chaldeos as colunnas de bronze, que estavão na casa de Jehovah, e as bases, e o mar de bronze, que estavão na casa de Jehovah, e levárão todo o bronze a Babylonia.
18
Tambem tomárão os caldeirões, e as pás, e os garfos, e as bacias, e os perfumadores, e todos os vasos de bronze, com que se ministrava.
19
E tomou o capitão dos da guarda as copas, e os encensarios, e as bacias, e os caldeirões, e os castiçaes, e os perfumadores, e as galhetas; assim o que de puro ouro, como o que de prata maciça era.
20
As duas colunnas, o hum mar, e os doze bois de bronze, que estavão no lugar das bases, que fizéra o Rei Salamão para a casa de Jehovah: o bronze delles, <em>a saber</em> de todos estes vasos, não tinha peso.
21
Quanto a as colunnas, a altura da huma colunna era de dez oito covados, e hum fio de doze covados a cercava: e era sua grossura de quatro dedos, e era oca.
22
E tinha sobre si hum capitel de bronze, e a altura do capitel era de cinco covados, e a rede, e as romãs do redor do capitel, tudo era de bronze: e semelhante a esta era o da outra columna,com as romãs.
23
E havia noventa e seis romãs em cada banda: todas as romãs erão cento, sobre a rede do redor.
24
Tomou tambem o capitão dos da guarda a Seraias, o Sacerdote primeiro, e a Zephanias, o Sacerdote segundo: e aos tres guardas do umbral da porta.
25
E da cidade tomou a hum Eunucho, que tinha cargo da gente de guerra, e a sete varões dos que vião a face do Rei, que se achárão na cidade, como tambem ao escrivão mór do exercito, que registrava ao povo da terra para a guerra: e a sessenta varões do povo da terra, que se acharão em meio da cidade.
26
Tomando os pois Nebuzaradan, capitão dos da guarda, os trouxe ao Rei de Babylonia a Ribla.
27
E o Rei de Babylonia os ferio, e os matou em Ribla, na terra de Hamath: assim Juda de sua terra foi levado em cativeiro.
28
Este he o povo que Nebucadnezar levou em cativeiro, no setimo anno: tres mil e vinte e tres Judeos.
29
No anno decimo oitavo de Nebucadnezar <em>levou elle em cativeiro</em> de Jerusalem, oito centas e trinta e duas almas.
30
No anno vinte e tres de Nebucadnezar, levou Nebuzaradan capitão dos da guarda em cativeiro d`os Judeos, sete centas e quarenta e cinco almas: todas as almas são quatro mil e seis centas.
31
Succedeo pois aos trinta a sete annos do cativeiro de Joiakim; Rei de Juda, no mez dozeno, aos vinte e conco do mez, <em>que</em> exalçou Evil-Morodach, Rei de Babylonia, no anno <em>primeiro</em> de seu reinado, a cabeça de Joiakim Rei de Juda, e o tirou da casa da prisão.
32
E fallou com elle benignamente: e poz sua cadeira sobre a cadeira dos Reis, que estavão com elle em Babylonia.
33
E mudou-lhe os vestidos de sua prisão: e de contino comeo pão perante sua face, todos os dias de sua vida.
34
E quanto a seus gostos, o gasto ordinario do Rei de Babylonia lhe foi dado, cada cotidiana porção em seu dia, até o dia de sua morte, todos os dias de sua vida.