1
Aconteceu que todos os reis amorreus que habitavam a oeste do Jordão e todos os reis cananeus que viviam ao longo do litoral do mar Mediterrâneo foram informados de como <i>Yahweh</i> tinha secado o Jordão diante dos filhos de Israel até que tivessem passado, e ficaram apavorados e sem coragem para enfrentar os israelitas.
2
Naquela ocasião <i>Yahweh</i> falou a Josué: ´Faze facas de pedra e circunda os filhos de Israel.`
3
Josué lapidou então facas de pedra e circuncidou os filhos de Israel no local que passou a ser conhecido como <i>Guivat Haaralot</i>, Colina dos Prepúcios.
4
Esta é a razão por que Josué os circuncidou: todo o povo que saiu do Egito, os homens, todos os homens de guerra morreram no deserto, no caminho, depois da sua saída do Egito.
5
Ora, todo o povo que saíra havia sido circuncidado; mas todo o povo que nascera no deserto, no caminho depois da sua saída do Egito, não havia sido circuncidado;
6
porque os filhos de Israel andaram durante quarenta anos no deserto, até que pereceu toda a nação, os homens de guerra que saíram do Egito; visto que não obedeceram à voz do SENHOR, jurou-lhes <i>Yahweh</i> que não veriam a terra que aos seus antepassados havia prometido sob juramento dar-nos, terra onde manam leite e mel.
7
Quanto a seus filhos, estabeleceu-os em seu lugar; a estes Josué circuncidou, visto que não haviam sido circuncidados no caminho.
8
E quando toda a nação foi circuncidada, repousaram no seu lugar, no acampamento, até que saíram.
9
Então <i>Yahweh</i> falou a Josué: ´Hoje removi de sobre vós a humilhação sofrida no Egito!` Por este motivo o lugar ficou conhecido até hoje como <i>Guilgal</i>, monumento de pedras.
10
Enquanto os filhos de Israel estavam acampados em Guilgal, celebraram o sacrifício de <i>Pêssah</i>, Páscoa, no décimo quarto dia do mês, ao pôr-do-sol, nas planícies de Jericó.
11
No dia seguinte à Páscoa, comeram dos produtos daquela terra: pães sem fermento e grãos de trigo tostados.
12
Ao comerem o fruto da nova terra, no dia seguinte, cessou o maná de cair do céu. E os filhos de Israel nunca mais tiveram o maná, todavia deste ano em diante começaram a se alimentar dos frutos da terra de Canaã.
13
Encontrando-se Josué já nas proximidades de Jericó; de repente, ao olhar para cima, viu um homem em pé, empunhando uma espada. Aproximou-se dele e perguntou-lhe: ´És tu dos nossos ou dos nossos adversários?`
14
Então o homem lhe informou: ´Não sou dos teus nem pelejo contra ti! Venho com a responsabilidade de comandante do exército do SENHOR!` Então Josué prostrou-se, com o rosto rente à terra, em sinal de reverência, e lhe indagou: ´Que mensagem o meu Senhor tem para o seu servo?`
15
O chefe do exército de <i>Yahweh</i> respondeu a Josué: ´Descalça as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que pisas é santo!` E assim procedeu Josué.