1
PORQUE todo Summo Pontifice tomado d'entre os homens, em lugar dos homens se constitue nas cousas que para com Deos <em>se hão de fazer</em>, para que offereça dons e sacrificios pelos peccados.
2
<em>E</em> que convenientemente se possa compadecer dos ignorantes e errados: pois tambem elle mesmo rodeado está de fraqueza.
3
E por causa desta/rn-queza deve elle, assim pelo povo, como tambem por si mesmo, offerecer pelos peccados.
4
E ninguem toma esta honra, senão o que de Deos he chamado, como Aaron.
5
Assim tambem Christo se não glorificou a si mesmo, para se fazer Summo Pontifice; mas aquelle que lhe disse: Tu es meu Filho, hoje te gerei.
6
Como tambem em outro <em>lugar</em> diz: Tu es Sacerdote eternamente segundo a ordem de Melchisedec.
7
O qual em os dias de sua carne offerecendo, com grande clamor e lagrimas, orações e supplicaçoés ao que o podia livrar da morte, e sendo ouvido do medo;
8
Ainda que era o Filho, <em>todavia</em> aprendeo obediencia pelas cousas que padeceo:
9
E sendo elle consagrado, foi feito causa da eterna salvação a todos os que lhe obedecem:
10
E nomeado de Deos <em>por</em> Summo Pontifice segundo a ordem de Melchisedec.
11
Do qual temos muito que dizer, e difficil de declarar: porquanto vos fizestes negligentes para ouvir.
12
Porque havendo já de ser mestres, visto o tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quaes sejão os primeiros principios das palavras de Deos: e vos tendes feito <em>taes</em>, que <em>ainda</em> necessitais de leite, e não de solido mantimento.
13
Porque qualquer que <em>ainda</em> participa do leite, não está experimentado na palavra da justiça: porque <em>ainda</em> menino he.
14
Mas o mantimento solido he dos perfeitos, os quaes pelo costume já tem os sentidos exercitados, para distincção assim do bem, como do mal.