1
CONTRA Moab assim diz Jehovah dos exercitos, Deos de Israel: ai dé Nebo, porque foi arruinada; envergonhada está Kiriathaim, já he tomada: Misgab está envergonhada e espantada.
2
Já não mais he a gloriação de Moab ácerca de Hesbon, pensárão mal contra ella, <em>dizendo</em>, vinde e a desarraiguemos; para que não seja <em>mais</em> povo: tambem tu ó Madmen serás desarraigada; espada irá apos ti.
3
Voz de grito de Horonaim: ruina e quebrantamento grande.
4
Já está quebrantado Moab: seus filhinhos fizérão-se ouvir <em>com</em> gritos.
5
Porque na subida de Luhith choro subirá com choro: porquanto na descida de Horonaim os adversarios <em>de Moab</em> ouvirão hum lastimoso clamor.
6
Fugi, fazei escapar vossa vida: e sereis como tamargueira no deserto.
7
Porque por tua confiança em tuas obras, e em teus thesouros tambem tu serás tomada: e Camos sahirá em cativeiro, seus Sacerdotes e seus Principes juntamente.
8
Porque virá o destruidor sobre cada qual das cidades, e nenhuma cidade escapará, e perecerá o valle, e destruir-se-ha a campina: porque <em>assim</em> Jehovah disse.
9
Dai asas a Moab; porque voando se sahirá: e suas cidades se tornarão em assolação, e ninguem morará nellas.
10
Maldito aquelle que fizer a obra de Jehovah fraudulosamente: e maldito aquelle, que detiver sua espada do sangue.
11
Moab esteve descansado desde sua mocidade, e esteve quieto sobre suas fezes, e não se vasou de vaso em vaso, nem andou em cativeiro: por isso ficou seu sabor nelle, e seu cheiro não se mudou.
12
Pelo que eis que dias vem, diz Jehovah, em que lhe enviarei andantes, que o farão andar a grandes passos: e seus vasos vasarão, e seus odres romperão.
13
E Moab envergonhar-se-ha de Camos: como se envergonhou a casa de Israel de Beth-El, sua confiança.
14
Como direis <em>pois</em>, herões somos, e valentes homens para a guerra?
15
Já está destruido Moab, e <em>de</em> suas cidades he subido, e seus mancebos escolhidos descendérão ao degoladouro, diz o Rei, cujo nome he Jehovah dos exercitos.
16
Já he chegada a vinda da perdição de Moab: e seu mal apresura-se muito.
17
Condoei-vos delle todos os que estais d`o redor delle, e todos os que sabeis seu nome: dizei, como quebrou se a vara forte, o cajado formoso?
18
Descende de <em>tua</em> gloria, e assenta-te em secura, ó moradora filha de Dibon: porque já o destruidor de Moab subio contra ti, <em>e</em> ja desfez tuas fortalezas.
19
Poem-te no caminho, e espia, ó moradora de Aroer: pergunta ao que vai fugindo, e a que escapou, dize, que succedeo?
20
Moab envergonhado está, porque foi quebrantado; huivai, e gritai: denunciai em Arnon, que ja Moab he destruido.
21
Tambem o juizo veio sobre a terra da campina: <em>a saber</em>, sobre Holon, e sobre Jaza, e sobre Mephaath.
22
E sobre Dibon, e sobre Nebo, e sobre Beth-Diblathaim.
23
E sobre Kiriathaim, e sobre Beth Gamul, e sobre Beth-Meon.
24
E sobre Kerioth, e sobre Bozra: e até sobre todas as cidades da terra de Moab, as de longe, e as de perto.
25
Já he cortado o corno de Moab, e seu braço quebrantado, diz Jehovah.
26
Embebedai-o, porquanto contra Jehovah se engrandeceo: e Moab se revolverá em seu vomito, e elle tambem será por escarnio.
27
Porque não te foi tambem Israel <em>por</em> escarnio? porventura foi achado entre ladrões, porque desde que falias delle, ris-te?
28
Deixai as cidades, e habitai no rochedo, ó moradores de Moab: e sejais como a pomba que se aninha nas extremidades da boca da caverna.
29
Já ouvimos a soberba de Moab, <em>que</em> he soberbissimo: <em>como tambem</em> sua arrogancia, e sua soberba, e sua altiveza. e a altura de seu coração.
30
Eu conheço, diz Jehovah, sua indignação, porem assim não será: seus ferrolhos não <em>o</em> assim farão.
31
Pelo que huivarei por Moab, o gritarei por todo Moab: pelos varões de Kir Heres gemerão.
32
Com o choro de Jaezer chorar-tehei, ó vide de Sibma, já teus ramos passarão o mar, e chegarão até o mar de Jaezer: <em>porem o</em> destruidor caliio sobre os frutos de teu verão, e sobre tua vindima.
33
Assim que já se tirou o folguedo e a alegria do fertil campo, e da terra de Moab: porque fiz cessar o vinho dos lagares, já não pisarão <em>uvas</em> com jubilo: o jubilo não será jubilo.
34
Por causa do grito de Hesbon até Eleale <em>e</em> até Jahaz, derão sua voz desde Zoar até Honoraim, a bezerra de tres annos: porque até as aguas de Nimrim tornar se hão em assolações.
35
E farei cessar em Moab, diz Jehovah, quem sacrifique no alto, e quem perfume a seus deoses.
36
Portanto meu coração resoará por Moab como frautas; tambem meu coração pelos varõesde Kir-Heresderoará como frautas: porquanto a abundancia <em>que</em> ajuntou, se perdeo.
37
Porque toda cabeça será calva, e toda barba será diminuida; sobre todas mãos ha sarjaduras, e sobre os lombos sacos.
38
Sobre todos telhados de Moab, e em suas ruas he pranto geralmente: porque quebrantei a Moab, como a vaso que não agrada, diz Jehovah.
39
Como foi quebrantado? huivão; como Moab virou as costas <em>e</em> envergonhouse? assim servirá Moab de escarnio, e de espanto a todos os que estão do redor uelle.
40
Porque assim diz Jehovah, eis que voará como a aguia: e estenderá suas asas sobre Moab.
41
Ja são tomadas as cidades, e as fortalezas ganhadas: e será o coração dos herões de Moab naquelle dia, corno o coração da mulher que está com dores <em>de parto</em>.
42
E Moab será destruido, para não ser <em>mais</em> povo: porquanto se engrandeceo contra Jehovah.
43
Temor, e cova, e laço, <em>vem</em> sobre ti, ó morador de Moab, diz Jehovah.
44
O que fugir do temor, cahirá em a cova; e o que subir da cova, ficará preso no laço: porque trarei sobre elle, <em>a saber</em> sobre Moab, o anno de sua visitação, diz Jehovah.
45
Os que fugião da força, pararão a a sombra de Hesbon: porem fogo sahio de Hesbon, e lavareda dentre Sihon, e devorou o canto de Moab, e a moleira dos filhos de arroido.
46
Ai de ti Moab; já se perdeo o povo de Camos: porque teus filhos íorão levados em cativeiro, como tambem tuas filhas em catividade.
47
Porem farei tornar o cativeiro de Moab no ultimo dos dias, diz Jehovah. Até aqui o juizo de Moab.