Horário de Trabalho - Seg a Sex: 7:20h às 17:30h

Versículos do Capítulo 31 de Ezequiel

1 E SUCCEDEO aos onze annos, no <em>mez</em> terceiro, ao primeiro do mez, <em>que</em> veio a palavra de Jehovah a mim, dizendo,
2 Filho do homem, dize a Pharaó rei de Egypto, e a sua multidão: a quem es semelhante em tua grandeza?
3 Eis que Assur era Cedro no Libano, formoso de ramos, sombrio de ramas, e alto de estatura: e sua cucurúta estava entre espessos ramos.
4 As aguas o fizérão crecer, o abismo o exalçou: com suas correntes hia do redor de sua planta, e enviava, seus canos de aguas a todas as arvores do campo.
5 Pelo que se exalçou sua estatura mais que todas as arvores do campo: e seus ramos multiplicárão-se, e suas ramas alongárão-se, por causa das muitas aguas, que enviava.
6 Todas as aves do ceo aninhavão-se em suas ramas, e todos os animaes do campo geravão debaixo de seus ramos: e todos os grandes povos se assentavão á sua sombra.
7 Assim era formoso em sua grandeza, na compridão de seus ramos, porquanto sua raiz estavo a junto ás muitas aguas.
8 Os cedros não o escurecerão no horto de Deos; as faias não erão semelhantes a seus ramos, e os castanheiros não erão como seus renovos: nenhuma arvore no horto de Deos lhe era semelhante em sua formosura.
9 Formoso o fiz com a multidão de seus ramos: e todas as arvores de Eden, que estavão uo horto de Deos, tivérão enveja delle.
10 Pelo que assim diz o Senhor Jehovah, porquanto te exlaçaste por <em>tua</em> estatura, si levantou sua cucuruta no meio dos espesos ramos, e seu coração exalçou se em sua altura:
11 Portanto o dei em mão do mais poderoso das gentes, <em>para que</em> o tratasse bastantemente; por sua impiedade o lancei fora.
12 E estranhos o desarraigarão, os mais tiranos das gentes, c o deixarão: cahirão seus ramos sobre os montes e por todos os valles, e seus renovos forão quebrantados por todas as correntes da terra; e todos os povos da terra se sahirão de sua sombra, e o deixarão.
13 Todas as aves do ceo habitavão sobre sua ruina: e todos os animaes do campo estavão sobre seus renovos.
14 Para que todas as arvores <em>fartas</em> de agua não se exalçem por sua estatura, nem levantem sua cucuruta no meio dos ramos espesos; nem todas que bebem aguas, venhão a confiar sobre si, por causa de sua altura: porque ja todos estão entregues á morte, até a terra mais baixa, em meio dos filhos dos homens, com os que descendem á cova.
15 Assim diz o Senhor Jehovah, no dia em que elle descendeo ao inferno, mandei fazer luto, fiz cubrir o abismo por elle, e detive seus rios, e as muitas aguas se retivérão: e cubri ao Libano de preto por elle, e todas as arvores do campo desfalecérão por elle.
16 Do som de suacahida fiz tremer as gentes, quando o fiz descender ao inferno com os que descendem a a cova: e todas as arvores de Eden, a escolha e o melhor de Libano, todas as <em>arvores</em> que bebem aguas, consolavão-se na terra mais baixa.
17 Tambem estes com elle descenderão ao inferno, aos atravessados a espada: e os que forão seu braço, <em>e</em> se assentárão á sua sombra em meio das gentes.
18 A quem <em>pois</em> assim es semelhante em gloria e em grandeza entre as arvores de Eden? antes serás derribado com as arvores de Eden á terra mais baixa; em meio dos incurcuncisos jazerás com os atravessados á espada; este he Pharaó, e toda sua multidão, diz o Senhor Jehovah.
⇐ Capítulo Anterior Próximo Capítulo ⇒