1
O SENHOR falou a Moisés e disse:
2
Ordena aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de olivas esmagadas, para o candelabro, para que nele haja uma chama permanente.
3
Todas as tardes Arão acenderá o candelabro e o manterá aceso a noite toda, ali diante de <i>Yahweh</i>, o SENHOR, do lado de fora do véu, a cortina que fica em frente da arca da Aliança. Este é um decreto perpétuo para os vossos descendentes:
4
Arão manterá continuamente em ordem as lâmpadas no candelabro de ouro puro na presença de Deus, o SENHOR.
5
Tomarás flor de farinha e cozerás doze pães, usando o equivalente a dois jarros para cada pão.
6
Em seguida os colocarás em duas fileiras de seis, sobre a mesa pura que está diante de <i>Yahweh</i>.
7
Sobre cada fileira porás incenso puro. Isso será alimento oferecido em memorial, uma oferenda queimada ao SENHOR.
8
A cada dia de <i>shabbãth</i>, sábado, os pães serão colocados, permanentemente, diante do SENHOR, em nome de todos os israelitas, como aliança perpétua;
9
pertencerão a Arão e a seus filhos, que os comerão num lugar sagrado, porquanto são parte santíssima de sua porção regular de ofertas dedicadas ao SENHOR, preparada no fogo. É lei perpétua!
10
O filho de uma israelita, cujo pai era egípcio, saiu de sua casa e, ao encontrar-se no meio dos filhos de Israel, no acampamento, contendeu com um homem israelita.
11
Ora, o filho da israelita blasfemou o Nome e o amaldiçoou. Levaram-no então a Moisés. O nome de sua mãe era Selomite, filha de Dibri, da tribo de Dã.
12
Deixaram-no preso até que a vontade do SENHOR lhes fosse declarada.
13
Então o SENHOR disse a Moisés:
14
´Tira fora do acampamento aquele que pronunciou a maldição. Todos aqueles que ouviram, porão suas mãos sobre a cabeça dele, e toda a comunidade o apedrejará.
15
Em seguida comunicarás aos filhos de Israel o seguinte: Toda pessoa que amaldiçoar a seu Deus levará o peso do seu pecado!
16
Aquele que blasfemar o Nome de <i>Yahweh</i> deverá morrer, e toda a comunidade o apedrejará. Quer seja estrangeiro ou natural da terra, será executado, caso blasfeme o Nome.
17
Todo aquele que matar um outro ser humano será também executado.
18
Quem ferir mortalmente um animal doméstico de outra pessoa deve dar a compensação por ele: vida por vida!
19
Se alguém ferir outra pessoa, desfigurando-a, como fez tal pessoa assim se lhe fará:
20
fratura por fratura, olho por olho, dente por dente. O dano que se causa a alguém, esse também se sofrerá:
21
quem matar um animal doméstico pertencente a outra pessoa dará ao proprietário outro animal. Quem matar uma pessoa será morto.
22
A sentença será entre vós a mesma, quer se trate de um natural da terra ou estrangeiro, pois Eu Sou <i>Yahweh,</i> vosso Deus!`
23
Havendo, portanto, Moisés assim falado aos filhos de Israel, tiraram fora do acampamento aquele que havia pronunciado a maldição e o apedrejaram. Cumpriram, assim, o que o SENHOR havia ordenado a Moisés.