1
ESCREVE ao Anjo da Igreja de Epheso: Isto diz aquelle que tem as sete estrellas em sua <em>mão</em> direita, que anda no meio dos sete castiçaes de ouro:
2
Eu sei tuas obras, e teu trabalho, e tua paciência, e que não podes sofrer aos mãos: e provaste aos que se dizem ser Apostolos, e o não são: e os achaste mentirosos:
3
E sofreste, e tens paciência: e trabalhaste por meu nome, e não te cançaste.
4
Porem tenho contra ti, que deixaste tua primeira caridade.
5
Lembra-te pois donde descahiste, e te arrepende, e faze as primeiras obras: e senão, presto a ti virei, e de seu lugar tirarei teu castiçal, se te não arrependeres.
6
Isto porem tens, que aborreces as obras dos Nicolaitas, as quaes eu tambem aborreço.
7
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espirito diz as Igrejas: ao que vencer, dar-lhe hei a comer da arvore da vida, que no meio do paraíso de Deos está.
8
E ao Anjo da Igreja dos de Smyrna escreve: Isto diz o primeiro e o derradeiro, que foi morto, e reviveo:
9
Eu sei tuas obras, e tribulação, e pobreza, (porem tu es rico) e a blasphemia dos que se dizem serem Judeos, e o não são, senão a Synagoga de Satanás.
10
Nada temas das cousas que has de padecer. Eis que o Diabo lançará <em>alguns</em> de vósoutros em prisão, para que sejais tentados: e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e te darei a coroa da vida.
11
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espirito diz ás Igrejas: o que vencer, damno não receberá da morte segunda.
12
E ao Anjo da Igreja que está em Pergamo, escreve: Isto diz aquelle que tem a espada aguda de dous fios:
13
Eu sei tuas obras, e aonde habitas, <em>a saber</em> aonde está o throno de Satanás: e retens meu nome, e não negaste minha fé, até nos dias em que Antipas minha fiel testemunha <em>vivia</em>, o qual entre vósoutros foi morto, aonde Satanás habita.
14
Porem <em>algumas</em> poucas cousas tenho contra ti, que tens lá aos que retem a doutrina de Balaam, o qual ensinava a Balac a lançar tropeço diante dos filhos de Israël, para que comessem dos sacrificios idolatricos, e fornicassem.
15
Assim tens tambem aos que retem a doutrina dos Nicolaitas: o que eu aborreço.
16
Arrepende-te: e se não, presto virei a ti, e contra elles batalharei com a espada de minha boca.
17
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espirito diz ás Igrejas: ao que vencer, dar-lhe hei a comer do Manná escondido, e lhe darei hum seixo branco, e no seixo hum nome novo escrito, o qual ninguem conhece, senão aquelle que o recebe.
18
E ao Anjo da Igreja que em Thyatira <em>está</em>, escreve: Isto diz o Filho de Deos, que tem seus olhos como flamma de fogo, e seus pés semelhantes ao latão reluzente:
19
Eu sei tuas obras, e caridade, e serviço, e fé, e tua paciencia, e tuas obras, e <em>que</em> as derradeiras são mais que as primeiras.
20
Porem <em>algumas</em> poucas cousas tenho contra ti: que deixas ensinar a mulher Jezabel, que se diz Prophetissa, e enganar a meus servos, para que forniquem, e comão dos sacrifiicios idolatricos.
21
E dei-lhe tempo para que de sua fornicação se arrependesse; e não se arrependeo.
22
Eis que na cama a deito, e aos que com ella adultérão, em grande tribulação, se de suas obras se não arrependerem.
23
E a seus filhos matarei de morte: e todas as Igrejas saberão, que eu sou aquelle, que penetro os rins e os coraçoes. E a cada hum de vósoutros darei segundo vossas obras.
24
Mas eu vos digo a vósoutros, e aos de mais que estão em Thyatira, a todos quantos não tem esta doutrina, e não conhecêrão as profundezas de Satanás, como dizem; outra carga vos não porei.
25
Porem o que tendes, o retende até que eu venha.
26
E ao que vencer, e minhas obras até o fim guardar, lhe darei poder sobre as Gentes:
27
E com vara de ferro as apascentará: e como vasos de oleiro serão quebrantadas: como tambem de meu Pai recebi:
28
E lhe darei a estrella de manhã.
29
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espirito diz ás Igrejas.