1
PORTANTO nos convém attentar com tanta mais diligencia para as cousas que ja <em>temos</em> ouvido, para que em tempo algum nos não venhamos a esquecer.
2
Porque se a palavra pelos Anjos pronunciada foi firme, e toda transgressão e desobediencia recebeo justa retribuição:
3
Como escaparemos nósoutros, se para huma tão grande salvação não attentarmos? A qual começando a ser denunciada pelo Senhor, nos foi confirmada pelos que <em>a elle</em> ouvirão:
4
Testificando Deos ainda mais disto juntamente com sinaes, e milagres, e varias maravilhas, e distribuiçoes do Espirito Santo, segundo sua vontade.
5
Porque aos Anjos não sujeitou o mundo futuro, do qual <em>agora</em> falamos.
6
Porem em certa parte testificou alguem dizendo: Que he o homem, que delle te lembres? ou o Filho do homem, que o visites?
7
Hum pouco menor que os Anjos o fizeste, de gloria e de honra o coroaste, e sobre as obras de tuas mãos o estabeleceste.
8
Todas as cousas debaixo dos pés lhe sujeitaste. Porque por em quanto todas as cousas lhe sujeitou, nada deixou que lhe não seja sujeito: porem agora ainda não vemos que todas as cousas lhe estejão sujeitas:
9
Vemos porem coroado de gloria e de honra <em>áquelle</em> Jesus, que hum pouco menor que os Anjos fóra feito, por causa da paixão da morte: para que pela graça de Deos por todos gostasse a morte.
10
Porque convinha aquelle por cuja causa são todas as cousas, e por quem todas as cousas são, a muitos filhos trazendo a gloria, que consagrasse por afflicções ao Principe de sua salvação.
11
Porque assim o que santifica, como os que são santificados, todos são de hum: Por cuja causa se não envergonha de os chamar irmãos:
12
Dizendo: A meus irmãos denunciarei teu nome, no meio da congregação te cantarei louvores.
13
E outra vez: Nelle porei minha confiança. E outra vez: <em>Eis-me</em> aqui a mim, e aos filhos que Deos me deo.
14
Assim que porquanto os filhos participão da carne e do sangue, tambem elle participou dos mesmos, para que pela morte aniquilasse ao que tinha o imperio da morte, isto he, ao Diabo:
15
E livrasse a todos os que com medo da morte por toda a vida estavão sujeitos á servidão.
16
Porque na verdade não toma aos Anjos, mas toma á semente de Abraham.
17
Pelo que convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel Summo Pontifice nas cousas que para com Deos <em>sedevido fazer</em>, para expiar os peccados do povo.
18
Porque naquillo que elle mesmo, sendo tentado, padeceo, pode socorrer aos que tentados forem.