1
E DETERMINOU Salamão de edificar casa ao Nome de Jehovah; como tambem huma casa para seu Reino.
2
E contou Salamão setenta mil homens de carga, e oitenta mil, que cortassem na montanha: e juntamente tres mil e seis centos Mandadores sobre elles.
3
E Salamão enviou a Huram, Rei de Tyro, dizendo: como usaste com David meu pai, e lhe mandaste cedros, para edificar-se casa, em que morasse; <em>assim tambem usa comigo</em>.
4
Eis que estou para edificar casa ao Nome de Jehovah meu Deos, para lhe consagrar, para encender perante sua face perfumes aromaticos, e <em>parao</em> apparelho do <em>pão</em> continuo, e <em>para</em> os holocaustos de pela manhá e da tarde, aos Sabbados, e ás Luas novas, e ás festividades de Jehovah nosso Deos: o que he perpetuamente em Israel.
5
E a casa, que estou para edificar, ha de ser grande: porque nosso Deos he maior que todos os deoses.
6
Porem quem teria a força, para lhe edificar casa? pois os ceos e até os ceos dos ceos o não comprendem: e quem sou eu, que lhe edificasse casa? salvo para encender perfume diante de sua face.
7
Assim que agora me manda hum varão sabio para obrar em ouro, e em prata, e em bronze, e em ferro, e em purpura, e em carmesim, e em cardeno; e que saiba lavrar ao buril: juntamente com os sabios que estão comigo em Juda e em Jerusalem, e David meu pai apercebeo.
8
Manda me tambem madeira de cedros, faias, e Algummims do Libano; porque bem sei eu que teus servos sabem cortar madeira no Libano: e eis que meus servos estarão com teus servos.
9
E isso para que me apercebão muita madeira: porque a casa, que estou para fazer, ha de ser grande e maravilhosa.
10
E eis que a teus servos, os cortadores, que cortarem a madeira, hei de dar vinte mil Coros de trigo malhado, e vinte mil Coros de cevada: e vinte mil Batos de vinho, e vinte mil Batos de azeite.
11
E Huram, Rei de Tyro, respondeo por escrito, e enviou a Salamão, dizendo: porquanto Jehovah ama a seu povo, te poz sobre elle por Rei.
12
Disse mais Huram, bemdito seja Jehovah Deos de Israel, que fez os ceos, e a terra: o que deu ao Rei David hum filho sabio, de grande prudencia e entendimento, que edifique casa a Jehovah, e para seu Reino.
13
Agora pois envio hum varão sabio de grande entendimento, <em>a saber</em> Huram Abi.
14
Filho de huma mulher das filhas de Dan, e cujo pai foi varão de Tyro; este sabe lavrar em ouro e em prata, em bronze, em ferro, em pedras e em madeira, em purpura, em cardeno, e em linho fino, e em carmesim, e <em>he capaz</em> para toda obra do buril, e para todas engenhosas invenções: qualquer cousa que se lhe propuzer, juntamente com teus sabios, e os sabios de David, meu Senhor, teu pai.
15
Agora <em>pois</em>, meu Senhor mande a seus servos o trigo, e a cevada, o azeite, e o vinho, que disse.
16
E nós cortaremos tanta madeira no Libano, quanta houveres mister, e t`a traremos em jangadas por mar a Japho: e tu a farás subir a Jerusalem.
17
E Salamão contou a todos os va rões estranhos, que havia em terra de Israel, conforme a conta, com que os contara David seu pai: e achárão se cento e cincoenta e tres mil e seis centos.
18
E fez delles setenta mil carretei ros, e oitenta mil cortadores na mon tanha: como tambem tres mil e seis centos Mandadores, para fazerem trabalhar ao povo.