Pastos Bons (MA), 23 de abril de 2025 — Nesta quarta-feira, a partir das 19h, aconteceu a reunião de alinhamento do Projeto CACTUS 2025, reunindo exclusivamente professores de Matemática da rede municipal de ensino. O encontro, que ocorreu em clima de cooperação e foco pedagógico, foi planejado e conduzido pelo professor Jean Dias, coordenador de Matemática, que também é o responsável por toda a organização da aplicação das avaliações diagnósticas e estruturação das turmas do projeto.
Um Projeto para Alunos do 6º ao 9º Ano
O CACTUS 2025, vinculado à Associação Cactus, é um programa de incentivo à excelência matemática para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com foco em reforço escolar, raciocínio lógico e preparação para Olimpíadas de Matemática.
“Acreditamos em uma educação que transforma vidas. Nosso trabalho é garantir que cada estudante tenha as ferramentas certas para crescer e florescer.”
— Associação Cactus
Diagnóstico e Organização das Turmas
O principal ponto da pauta da reunião foi o planejamento das avaliações diagnósticas, agendadas para essa sexta-feira, 25 de abril. Sob a supervisão do professor Jean Dias, a logística das provas foi cuidadosamente articulada para permitir um mapeamento criterioso dos níveis de aprendizagem dos alunos. Essas avaliações não foram elaboradas pela coordenação local, mas por uma equipe técnica especializada vinculada à Associação Cactus, em conformidade com as diretrizes metodológicas da instituição.
Cada avaliação, composta por cinco questões, está organizada em cinco faixas de conhecimento, indicadas por cadernos de cores distintas:
- Banco 1
- Branco 2
- Amarelo
- Azul
- Preto
Essas faixas serão utilizadas para classificar os alunos e agrupá-los em turmas adequadas ao seu nível de conhecimento, possibilitando intervenções pedagógicas mais eficazes.
“Com a organização das turmas por nível de proficiência, conseguimos ofertar intervenções mais precisas e aumentar as chances de sucesso dos nossos alunos.”
— Jean Dias, coordenador de Matemática
Aulas às Quintas-Feiras com Professores Selecionados
As aulas do projeto acontecerão todas as quintas-feiras, de forma contínua, ao longo do ano. Foi definido ainda que os professores presentes na reunião foram os selecionados oficialmente para ministrar as aulas das turmas formadas, reforçando o compromisso da rede com a qualidade do ensino e a valorização docente.
“A regularidade é um fator-chave na aprendizagem. Ter aulas todas as quintas cria um ritmo, uma constância que beneficia muito os estudantes.”
— Alex C. Silva, professor de Matemática e colaborador do projeto
Colaboração e Formação Continuada
A reunião também promoveu o diálogo entre os professores, fortalecendo a troca de experiências e o engajamento coletivo em torno de um objetivo comum: potencializar a aprendizagem matemática dos alunos da rede pública municipal.
“A formação continuada e colaborativa dos professores é um dos pilares da melhoria da qualidade do ensino.”
— Ponte, Oliveira & Brocardo (2012, p. 29)
Referências
- Associação Cactus. (2025). Sobre nós. Disponível em: https://associacaocactus.org.br
- Ponte, J. P., Oliveira, H., & Brocardo, J. (2012). Investigar para ensinar: fundamentos e práticas. Lisboa: APM.
- Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Ministério da Educação.