Horário de Trabalho - Seg a Sex: 7:20h às 17:30h

Cronograma de Aplicação das Atividades de Sondagem de Aprendizado com os Cadernos CACTUS

O processo de ensino-aprendizagem exige constantes diagnósticos que permitam identificar as lacunas do conhecimento dos estudantes. Neste contexto, as atividades de sondagem tornam-se ferramentas fundamentais para guiar a prática pedagógica, especialmente quando articuladas com instrumentos bem estruturados, como os cadernos do Projeto CACTUS.

O Projeto CACTUS, voltado para o reforço escolar e a preparação dos alunos do Ensino Fundamental II para as Olimpíadas de Matemática, tem promovido ações sistemáticas de acompanhamento da aprendizagem, conforme propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC):

“As avaliações diagnósticas devem ser utilizadas pelos professores como instrumentos de planejamento e mediação da aprendizagem dos estudantes, permitindo a elaboração de estratégias pedagógicas mais eficazes.”
(BRASIL, 2018, p. 20)

Objetivo da Sondagem

A aplicação das atividades de sondagem com base nos cadernos CACTUS busca identificar os conhecimentos prévios dos alunos e diagnosticar suas principais dificuldades. Com isso, pretende-se subsidiar intervenções pedagógicas mais eficazes, centradas no desenvolvimento do raciocínio lógico, da resolução de problemas e da linguagem matemática.

Cronograma de Aplicação

A seguir, apresenta-se o cronograma detalhado das atividades de sondagem nas escolas da rede municipal de Pastos Bons – MA:

Dia 25/04/2025 (quinta-feira)

  • Escola Sipaúba da Rocha
    • Turmas: 6º e 7º anos
    • Horário: A partir das 8:00h
    • Aplicadores: Prof. Alex C. Silva e Profª Danúbia
    • Acompanhamento: Prof. Jean Dias – Coordenador de Matemática e Ciências do Município de Pastos Bons-MA
    • Presença institucional: Diretora Rosângela e diretora adjunta Solange
    • O apoio institucional e pedagógico nesta escola foi essencial para garantir o bom andamento da aplicação, promovendo um ambiente acolhedor e comprometido com a aprendizagem dos alunos.
  • Escola Dr. Temístocles Carneiro Teixeira
    • Turmas: 8º e 9º anos
    • Horário: A partir das 8:00h
  • Escola Dr. Temístocles Carneiro Teixeira (turno vespertino)
    • Turmas: Diversas (reforço)
    • Horário: A partir das 14:00h
  • Escola Ângela Benício de Oliveira
    • Turma: 6º ano (Matutino)
    • Horário: A partir das 14:00h

Dia 28/04/2025 (segunda-feira)

  • Escola Ângela Benício de Oliveira
    • Turmas: 7º, 8º e 9º anos
    • Horário: A partir das 8:00h

Importância da Avaliação Diagnóstica

As sondagens realizadas com o apoio dos cadernos CACTUS não apenas fornecem uma visão clara do nível de aprendizagem dos alunos, mas também cumprem um papel fundamental na personalização do ensino:

“Avaliações diagnósticas, quando bem elaboradas, tornam-se instrumentos essenciais para a organização do trabalho pedagógico, auxiliando no desenvolvimento de práticas inclusivas e significativas.”
(LUCKESI, 2011, p. 87)

Além disso, tais instrumentos contribuem para a promoção da equidade educacional, ao identificar os estudantes que necessitam de maior apoio:

“Avaliar para aprender e não apenas para classificar significa entender a avaliação como um processo contínuo, formativo e que visa a melhoria da aprendizagem.”
(HADJI, 2001, p. 42)

Considerações Finais

O cronograma apresentado demonstra o compromisso do Projeto CACTUS com a formação integral dos estudantes da rede municipal de Pastos Bons. Por meio da aplicação das atividades de sondagem, espera-se desenvolver intervenções pedagógicas coerentes com os desafios enfrentados em sala de aula e com os objetivos de aprendizagem propostos pela BNCC.

As ações realizadas ao longo desses dias refletem o esforço coletivo dos educadores em proporcionar uma educação de qualidade, centrada nas reais necessidades dos alunos e alicerçada em práticas avaliativas significativas.


Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br

HADJI, Charles. Avaliação Desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

AlexCSilva

É servo de Deus, educador, consultor e autodidata apaixonado por inovação e conexões humanas. Casado e pai de família, dedica-se a compartilhar conhecimento de forma prática, com foco em resultados reais. Sua missão é ajudar pessoas a transformarem desafios em oportunidades, unindo aprendizado contínuo e compromisso com o sucesso de cada um.

2 Comentários

Alex Responder

Só um teste!

Alex Responder

só teste

Postar Comentário